O verdadeiro Special One

O The Quality Times renovou-se. E este é o post número 1 da nova versão. O Special One do Special One.

Este nosso blog, que já conta com 80 edições e 9 anos de existência, começou no outono de 2006 na modalidade pdf (enviado aos nossos contactos via e-mail), evoluindo 5 anos mais tarde para a variante online da plataforma wordpress.

Agora que renovámos o nosso site, adaptando-o ao tempo e aos ecrãs dos diferentes dispositivos móveis, fazia todo o sentido abrigar o TQT debaixo deste mesmo teto – uma “casa” com um espaço maior e mais luminoso para a imagem e para a palavra.

Boa parte da nossa paixão pela fotografia e pelas reportagens assenta na vontade de partilhar experiências. É como se esta partilha conferisse uma outra grandeza às coisas boas que vamos encontrando no caminho – vivências, pessoas, sítios, desafios, curiosidades - um rol de preciosidades que não podem ficar apenas connosco. Da mesma forma que fomos inspirados pelas palavras e imagens de tantos outros, também procuramos inspirar todos aqueles que nos vão lendo, em mensagens de tom preferencialmente otimista. É a melhor forma de dar notícias. E de prolongar o tempo de qualidade.

Seja novamente bem-vindo ao The Quality Times e ao site António Sá “ponto cóm”. Siga-nos carregando no botão ao lado e comente à vontade no espaço abaixo. Se acha que a literacia do otimismo faz falta a mais gente, partilhe.

Verão... que não é sempre a mesma coisa.

 Amor Electro: ISO elevado, velocidade também, disparos por segundo, idem.

Amor Electro: ISO elevado, velocidade também, disparos por segundo, idem.

E o verão que passou foi bem diferente, já verão. Tradicionalmente, o estio é a minha época baixa: faz demasiado calor, os dias são longos e a luz é péssima. É ótimo para ir à praia, dar um mergulho no rio, almoçar à sombra de amieiros ou ir até à Islândia, se o dinheiro deixar. Mas para  a fotografia, ao menos nas latitudes ibéricas, não é uma estação por aí além.

Passei da época medieval...

Agosto passado, porém, foi uma exceção naquilo que costuma ser o meu trabalho. A câmara de Bragança perguntou-me se eu aceitaria cobrir as Festas da Cidade. E se é certo que não é de todo o meu registo habitual, também é verdade que nunca fechei portas a novas experiências. 

...à missa com o bispo de Bragança

Comecei pela Festa da História (uma encenação da época medieval) e acabei numa procissão religiosa pelas ruas da cidade. Pelo meio ficaram concertos ao vivo de Roberto Leal e Tony Carreira, mas também de Amor Electro, Quinta do Bill e muitos outros. Habituei-me a fotografar de tampões nos ouvidos, a potenciar resultados com luzes erráticas e imprevisíveis, a antecipar o movimento das multidões, a calcular o momento do disparo no silêncio da missa. E assim se dá um passo em frente na nossa contínua aprendizagem. 

 

O ponto alto? O concerto do Tony Carreira... nunca tive tanta gente a gritar o meu nome! (“Toni”... é assim que a família e alguns amigos também me chamam).

 Toni fotografa Tony. Falta ver em que categoria do curriculum vou encaixar esta minha fase.

Toni fotografa Tony. Falta ver em que categoria do curriculum vou encaixar esta minha fase.